quinta-feira, 19 de março de 2009

A maldade nossa de cada dia

(desenho: Margarida Santos)


Há dias em que a maldade humana consegue verdadeiramente me afetar. Por que será que eu não acho mais graça nas piadas politicamente incorretas? Por que será que o noticiário na tv me choca tanto e às vezes me leva às lágrimas? Por que será que os comentários maldosos ou despreocupados me machucam, mesmo quando não são a mim direcionados?
Será que estou ficando tão velha assim? Será que meu lado mãe não aceita mais o egoismo nosso de cada dia e rejeita completamente a banalização da agressividade gratuita em gestos, ações e palavras?
Por que será que a gente aprende tudo ao contrário? Por que nos ensinam a não levar desaforo para casa e a responder sempre à altura (não seria à “baixeza”?). Por que a gente acha que para ser forte é preciso se auto-afirmar em cima de alguém mais fraco? Por que nos ensinam desde a infância que o “mundo é dos espertos” e que ser bom é ser otário?
Quem nos deu liberdade de ferir a torto e a direito o sentimento alheio utilizando a franqueza como desculpa para tudo?
Quem nos deu o direito de proferir (pseudo)verdades, doa (muito)a quem doer, em nome da nossa liberdade de expressão? Onde é que foi parar a preocupação com a reação e as consequências que nossas palavras causam nos outros?
Fofoca, críticas nada construtivas, julgamento equivocado ou não… Cansei de tudo isso. Cansei dessa falta de respeito, dessa certeza de estar do lado da verdade, dessa maldade grosseira e camuflada. Cansei de moralismo barato e de comentários frívolos.
Por que será que a gente cresce?

4 comentários:

Juliêta Barbosa disse...

Carla,

A gente cresce para fazer a diferença nesse mundo tão massificado e de tão poucos e verdadeiros ideais. Olhe você aí, fazendo a sua parte e nos levando a refletir.
Obs: visite,lá também há gente boa querendo contribuir para um mundo melhor. Seus filhos vão adorar. http://cronicasdeumameninafeliz.blogspot.com/

Romanzeira disse...

E o pior é que, muitas vezes, sem perceber, a gente acaba nadando junto com a corrente. Lamentável o comportamento humano...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Você descreveu tudo que penso e sinto.
A maldade machuca muito, falta de respeito, o outro querer te humilhar, bater nos animais,maltratar moradores de rua. Pra que tudo isso?
Não nos leva a lugar algum... só nos traz tristeza.
O mundo é lindo, temos tudo.

As pessoas não sabem aproveitar o que a vida tem de melhor a oferecer.

Obs. Gostaria de compartilhar

Abraços!