segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sem mais reticências


 ...


Andei muito tempo ausente deste blog. A falta de palavras me fez pensar.
Cheguei à conclusão de que não preciso suprimir acentos (todos antes muito necessários, por sinal), tão pouco aglutinar palavras que antes eram ligadas por hifens (tão simpáticos) etc.
Ah, sim. Quase me esqueço. Sou professora de português. Detalhes, detalhes…
Ora vejam bem: o ano já chega ao fim. Fatos importantíssimos aconteceram no mundo. O Brasil até elegeu sua primeira mulher presidente. E nós aqui. Preocupados com a falta que o trema faz. 
Pontuação, sim. É de pontuação que precisamos. Que trabalho que dá pontuar a vida da gente! Está decidido: em 2011 eu vou organizar e pontuar corretamente.
Chega de usar tantas reticências. Sejamos mais firmes e menos hesitantes. Pontos finais são imprescindíveis. Boas resoluções precisam de seus pontos finais. Se for o caso de mudar de idéia depois, mude com firmeza, oras!
Ah! Pontos de exclamação! Exclamar é viver! Usemos e abusemos do nosso direito de exclamar! Reinvidiquemos mais com nossa exclamações! Sejam elas provenientes de admiração, fúria, ultraje ou animação!
Aproveitemos também para questionar mais. Os pontos de interrogação estão aí para isso, não é? Deve-se usar acento agudo ou circunflexo em bebe? Esta palavra tem origem francesa? Por que ainda não consigo assimilar as regras do já-nem-tão-novo-assim (uso hifem ou não? hifem tem acento?) acordo ortográfico? Oras, perguntar não é importante? O questionamento não faz parte do temperamento humano? As grandes descobertas não nasceram dos cérebros indagadores?
E já que 2011 será, sem dúvida, um ano de muitas vitórias para o povo brasileiro, façamos uso generoso das vírgulas, enumerando as alegrias e conquistas! Vamos, ao lado da presidente, cuidar da saúde, educação, segurança, empregos, meio ambiente etc!
Pontue, por um futuro melhor!

Um comentário:

Romanzeira disse...

Fala, Carla! Texto inteligente e animador! Pois é, 2010 está indo embora e 2011 começa com uma super novidade: posse da nossa primeira presidente! E que seja o governo que esperemos.
Meu blog está bacaninha mesmo, deu um pouco de trabalho fazer a imagem de cima - na verdade a colagem de imagens - mas no final, ficou bacana! Pena que a dona tem andado pobre de idéias e com muito trabalho: na escola e na preparação para outro concurso. Mas a vida é assim, trabalho, movimento!

bjo grande e mantanha-se escrevendo!